Sobre a instituição Acorde

Site da Instituição: http://acordesc.org.br/

A Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional – ACORDE é uma instituição beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promover atividades, que possibilitem crianças, adolescentes e adultos com deficiências intelectuais, a desenvolver suas capacidades e exercer plenamente seus direitos.

Nossa missão é cuidar e atender pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, proporcionando educação e desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade de vida e a inclusão social.

Nossa visão reflete o artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

A instituição tem por objetivo prestar atendimento especializado nas áreas educação especial, educação física, pedagogia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e nutrição, através de atividades físicas e recreativas. Pretende-se também aprimorar habilidades sociais e comportamentais, bem como desenvolver senso de independência, responsabilidade, respeito e auto-estima.

História da ONG

Alunos Acorde

A ACORDE foi fundada em 08 de agosto de 1988 e atualmente está estabelecida em imóvel locado na Rua Victório Bonucci, nº 1385, Jardim Tangará, CEP: 13568-110, no município de São Carlos. A instituição possui 51 matriculados, que frequentam regularmente a entidade, de acordo com suas necessidades e patologia.

Ao longo desses anos, as atividades propostas têm sido realizadas satisfatoriamente, sendo observada nos alunos, melhora na postura, desenvolvimento motor, melhora da linguagem oral e escrita, capacidade de concentração e interpretação, adequações de comportamento individual e em grupo.

Atividades Desenvolvidas

A equipe é formada por 13 funcionários e 15 voluntários, apoiando atividades de terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia e nutrição, incluindo o setor administrativo e de recursos financeiros.

A presidência e a diretoria da ACORDE são formadas, exclusivamente, por voluntários, que coordenam toda a parte administrativa e financeira, respondendo legalmente pela entidade. Além disso, esses voluntários participam ativamente das atividades desenvolvidas.

Profissionais em Fisioterapia e educação física realizam atividades cujo objetivo é trabalhar o equilíbrio, coordenação motora global, melhora postural, fortalecimento muscular, considerando sempre, as necessidades apresentadas por cada aluno.

No setor de educação especial e terapia ocupacional, as atividades pretendem aprimorar a leitura e interpretação de texto, com a utilização de músicas nacionais e atividades de construção de histórias e escrita, a fim de favorecer a concentração, interpretação de leitura, contato com a cultura nacional, desenvolvimento de linguagem oral, enriquecimento de vocabulário e desenvolvimento de pensamento criativo.

São realizadas visitas ao centro cultural, shopping, oficinas, empresas, universidades e feiras, a fim de promover uma maior vivência social.

A área de nutrição promove atividades individuais e grupais para a aquisição de autonomia ao servir-se nas refeições e alimentar-se adequadamente considerando suas potencialidades e limitações.

O atendimento psicológico desenvolve atividades que visam o melhor relacionamento dos alunos na instituição e no ambiente que residem.

No setor de fonoaudiologia, o objetivo é facilitar a comunicação e o aprendizado através de estimulação da linguagem oral, atenção/concentração, memória, expansão do vocabulário, motricidade orofacial, comportamento auditivo e desenvolvimento de expressões.

Todas as atividades são trabalhadas por profissionais especializados juntamente com a ajuda de voluntários, visando desenvolver e capacitar o aluno com amor e respeito.

A ACORDE realiza eventos para captação de recurso. Todos os funcionários, voluntários e estagiários trabalham voluntariamente na preparação e realização dos eventos. São realizados 7 eventos por ano, sendo vendas de pizzas, jantar dançante, bingo, happy hour e uma cavalgada.

Todos com o objetivo de captar recursos para a manutenção da instituição.

Público Atendido

A ACORDE atende crianças, adolescentes, jovens e adultos portadores de deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, da comunidade de São Carlos.

Para ser um aluno da ACORDE, é necessário ser deficiente intelectual e transtorno do espectro autista. Não é feito nenhum tipo de classificação, por nível de deficiência, educação e cultura.

A entidade não faz, a primeiro modo, avaliação de condição econômica, entretanto, em uma disputa por vagas, é favorecido o jovem que possui uma condição econômica menos favorecida. Atualmente, a instituição não possui infra-estrutura para atendimento a deficientes físicos apenas. Atendemos crianças a partir de 3 anos.

Como ajudar a ONG?

Ao se cadastrar no Zé do Cupom, você receberá um e-mail para escolher qual ONG parceira gostaria de destinar sua doação. Se você gostou e se identificou com a nossa causa, selecione a gente. Nossa turma agradece 🙂

Para realizar doações diretamente pra instituição basta fazer uma transferência para a conta abaixo.

Você pode ver mais informações aqui.

Sua doação ajuda a manter a ACORDE funcionando e mais próxima do sonho de uma nova sede.

  • Banco do Brasil
  • Agência: 0295-X
  • Conta Corrente: 65007-2
  • CNPJ: 57.716.185/0001-52